Museu Moisés Bertoni

Moisés Bertoni, conhecido como o Sábio, era um botânico suíço e grande estudioso da fauna e flora do Paraguai.

Localizado no Paraguai a cerca de 1 hora de barco do Porto Meira – Foz do Iguaçu.

Moisés Bertoni, conhecido como o Sábio, era um botânico suíço e grande estudioso da fauna e flora do Paraguai. Instalado às margens do rio Paraná em fins do século XIX, pesquisou o clima e o ecossistema, aí escreveu e imprimiu vários livros sobre o assunto e aí viveu com sua família.

Mantinha contato com os principais centros culturais da época, como demonstra o riquíssimo acervo cultural: objetos científicos importados, sua vasta biblioteca e a exposição de répteis, insetos e ossadas de animais. A casa, conservando ainda seu aspecto original, tem uma vista deslumbrante para o rio e seu ecossistema. Os arredores foram declarados Reserva Biológica, incluindo, além da flora nativa, espécies exóticas trazidas pelo estudioso.

O passeio
Este passeio é realizado em barco de médio porte (capacidade até 40 pessoas).  Navegação pelo fantástico e caudaloso rio Paraná com seus 9.000 m3/s, passagem pela confluência dos rios Iguaçu e Paraná;  neste ponto, o barco estará rodeado pelos 3 países:  Brasil, Argentina e Paraguai.  Desembarque na praia de Porto Bertoni, caminhada de 20 minutos por uma trilha até ao Museu, visita do Museu, cemitério da família e jardins de plantas nativas e exóticas.
Duração do passeio: aproximadamente 4h