Ecomuseu de Itaipu

O Ecomuseu apresenta a história da região desde a chegada dos primeiros grupos humanos, há 6.000 anos, até à colonização dos nossos dias.

Detalhes do passeio

Reinaugurado em Dezembro de 2002, este Ecomuseu apresenta várias salas com módulos representando a história da região desde a chegada dos primeiros grupos humanos, há 6.000 anos, até à colonização dos nossos dias; grandes maquetes reproduzem a maior hidroelétrica em potência do Planeta; mapas gigantes interativos ilustram o antes e o depois da região; vitrines com exposição de peças arqueológicas, amostras geológicas e insetos; ambiente reproduzindo a mata nativa; réplica perfeita do eixo de uma unidade geradora em funcionamento.

Dias e horários de abertura:
Segunda-feira das 14h/17h
Terça a sábado das 9h/11h30 e das 14h/17h
Localização: a 400 metros do Centro de Visitantes da Hidroelétrica de Itaipu


Visitantes em cadeiras de roda têm acesso facilitado.

Dividido em módulos, o Ecomuseu mostra desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação ambiental da Itaipu.
Dentro desse roteiro, estão atrações como os espaços temáticos de água e energia, cenários históricos, maquetes, itens de acervo, totens eletrônicos, além de uma réplica do eixo de uma turbina em atividade, com direito aos ruídos característicos do coração da usina.

Um painel de fotos 3X4, Memorial do trabalhador, também homenageia as mais de 120 mil pessoas que trabalharam na construção da hidrelétrica, além de espaços temporários com exposições das mais diversas.